Celulite
A celulite, nome popular da lipodistrofia ginoide, é o depósito de gordura sob a pele, caracterizando-se pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Ela tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrogênio (hormônio feminino), como quadris, coxas e nádegas, mas também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca.
A obesidade não é uma condição necessária para a existência da celulite; mulheres magras também podem apresentar o problema. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme se deposita em grandes feixes verticais, separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele (pontos de ancoragem da pele à faixa muscular), formando câmaras verticais. Esses septos separam as células de gordura em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.
Fatores de predisposição:
- Hereditariedade: O fator genético é importante.
- Problemas circulatórios: A má circulação prejudica a drenagem de toxinas, tornando o líquido entre as células mais viscoso.
- Alterações hormonais: Níveis elevados de estrogênio podem agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode contribuir para o problema ao adicionar mais hormônios ao organismo.
- Estilo de vida: Má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo, estresse emocional e excesso de toxinas no corpo são fatores que contribuem para o aparecimento da celulite.
A celulite pode variar em graus, desde a depressão da pele ao ser pinçada ou com a contração dos músculos, até um aspecto acolchoado e com nodulações visíveis. Nos graus avançados, a celulite pode causar dor, comprimindo terminações nervosas locais e comprometendo a qualidade de vida.
Tratamento:
Muitos cremes sugeridos para celulite não têm eficácia comprovada, além de apenas hidratar a superfície da pele. Uma dieta balanceada e orientada pode melhorar o aspecto da celulite pela redução de gordura corporal. Suplementos alimentares e misturas herbais também estão disponíveis, mas sem comprovação científica até o momento.
Tratamentos disponíveis:
- Drenagem linfática
- Unyque Pro
- Ultrassom focado
- Radiofrequência invasiva
- Bioestimuladores
- Subcisão
É importante ressaltar que nenhum tratamento para celulite e flacidez é eficaz sem mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida. Reduzir o consumo de açúcar e gorduras, beber bastante água e praticar exercícios físicos, como atividades aeróbicas (que ajudam a reduzir a gordura corporal) e musculação (que melhora a firmeza da pele), são essenciais para melhores resultados.